Trump recupera o colonialismo de saque e pilhagem

Von Cristóvão Feil23/09/2026 às 14:2460 Aufrufe
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em discurso na Assembleia Geral da ONU.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em discurso na Assembleia Geral da ONU.
Brasil de Fato

O discurso de Trump na assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) foi a expressão de violência mesclado com anúncios de neocolonialismo, não como ameaça, mas como prática corrente que já está em marcha. Trump insistiu que a América merece porque é superior – essa foi a repugnante tônica do seu longo discurso. 

Mas, vejam e observem a história. Nenhuma novidade. 

Vamos lembrar de dois antecedentes trágicos: 1) o chamado Destino Manifesto dos colonos que chegaram ao território do Texas, meados do século 19; 2) O Lebensraum nazi-alemão durante a Segunda Guerra. 

O Destino Manifesto foi a expressão cunhada por John O’Sullivan em 1845, no contexto da anexação do Texas e da disputa com o México. Justificava a expansão dos EUA como uma missão divina, civilizatória e racial (anglo-saxã, protestante). O Texas é central nisso: colonos anglo-americanos foram convidados pelo México, rebelaram-se em 1836 (em parte para preservar a escravidão, que o México havia abolido) e em 1845 o território foi anexado aos EUA.

O Lebensraum (“espaço vital”): conceito formulado pelo geógrafo Friedrich Ratzel, depois apropriado por Karl Haushofer e pelo nazismo. Significava conquistar e colonizar o Leste Europeu, expulsando ou exterminando populações eslavas, judias, ciganas, etcetera, para garantir autarquia e pureza racial alemã. Não é só expansão: é expansão racialmente organizada e genocida. A grande Alemanha – de raça superior – tinha direito garantido para anexar território e explorá-lo como seu. 

Ambos são ideologias de povoamento que naturalizam a expropriação de terras e a desumanização dos habitantes originários. 

Nos dois casos, a terra é apresentada como destino – divino, histórico, racial. O expansionismo é justificado como civilização ou necessidade vital. A superioridade racial garante tais direitos.  

Há uma hierarquia racial que define quem pode ser sujeito e quem pode ser removido ou eliminado.

A ideologia encobre interesses materiais concretos: no Texas, terra, algodão e escravidão. No nazismo, recursos, geopolítica e anti-comunismo.

Nesse sentido, o Destino Manifesto e o Lebensraum pertencem à mesma família: a do colonialismo de povoamento e do imperialismo racializado e sempre considerado superior. 

O caso atual da Venezuela 

Hoje, a política de invasão e guerra do governo Donald Trump carrega também frações de influência do colonialismo de povoamento e saque, tal e qual o modelo texano do século 19 e o caso nazi alemão do século 20.  

A operação militar dos EUA na Venezuela, em janeiro de 2026, e o subsequente controle sobre o petróleo e os recursos do país oferecem um laboratório preciso para testar a hipótese de reedição das tragédias do Destino Manifesto e do Lebensraum.  

Há traços claros de colonialismo de pilhagem, que se apresenta como administração, tutela e transição.

Em 3 de janeiro de 2026, forças militares dos EUA invadiram Caracas, sequestraram o presidente Nicolás Maduro e sua esposa, e os levaram para os Estados Unidos. 

Trump anunciou que os EUA iriam “administrar” o país até uma “transição segura, adequada e judiciosa”. Ele afirmou que a ocupação “não nos custaria nada”, porque os EUA seriam reembolsados pelo “dinheiro que sai do chão” – uma referência direta a petróleo e gás. 

Autorizou empresas petrolíferas estadunidenses a assumirem a infraestrutura energética venezuelana e a “começar a ganhar dinheiro”. A Venezuela foi descrita por analistas como um “protetorado em tudo, menos no nome”, com decisões cruciais sendo tomadas em Washington. Mais de US$ 13 bilhões foram arrecadados pelos EUA com a venda do petróleo venezuelano, enquanto mais da metade da população venezuelana vive em pobreza extrema.

Stephen Miller, um dos arquitetos da política neocolonialista de Trump, argumentou que a indústria petrolífera venezuelana foi “roubada” de empresas americanas e que sua expropriação foi “o maior roubo registrado da riqueza e propriedade americanas”.

Essa baboseira transforma a nacionalização de recursos soberanos em um crime contra os EUA, invertendo a relação colonial: o colonizador se apresenta como vítima de um roubo que, a rigor, foi a afirmação da soberania de um povo sobre seus próprios recursos.

Miller e Trump foram além, e afirmaram que a ajuda ocidental ao desenvolvimento foi uma “colonização reversa” – os países ricos deram dinheiro e abriram fronteiras a ex-colônias, em vez de continuar a explorá-las. Essa é uma formulação ideológica que naturaliza o colonialismocomo o estado normal das coisas e trata a descolonização como um desvio que precisa ser corrigido. 

Nunca o século 21 esteve tão próximo do século 19 ou 18.

Vivemos sob o tacão do neocolonialismo de pilhagem, no qual a soberania formal pode até ser mantida (há um governo interino), mas a substância econômica é expropriada. A Assembleia Nacional venezuelana denunciou a “verdadeira e persistente intenção colonialista” de “roubar e saquear” os recursos naturais do país.

A receita do petróleo venezuelano passou a ser depositada em contas bancárias estadunidenses, controladas pelo governo dos EUA. Marco Rubio, secretário de Estado, controla diretamente a receita de exportação e estabelece as condições de gastos dos fundos públicos venezuelanos.

Trump anunciou que a Venezuela entregaria entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo de “alta qualidade” aos EUA, com os lucros controlados “pessoalmente” por ele.

A ideologia é o véu que encobre a verdade dos fatos  


Neste caso a ideologia se traduz assim: o saque se apresenta como tutela. 

A estrutura de poder é colonialista: um poder externo define o que é “seguro”, “adequado” e “judicioso” para um território que não é seu – e jamais será.

A soberania é tratada como obstáculo, não como direito. A autodeterminação é substituída por tutela.

O saque é a prática central, legalizado por decreto e administrado por instituições estadunidenses. A pilhagem se apresenta como administração, transição e proteção – a surrada linguagem da tutela colonial dos séculos passados.  

Essa é a operação ideológica que Marx chamaria de reificação: as relações de poder (o saque, a ocupação, a imposição) são convertidas em relações técnicas (administração, transição, proteção, zelo patrimonial). O que é violência aparece como gestão. O que é pilhagem aparece como reembolso.

A diferença em relação ao Texas ou ao Lebensraum nazi está na ausência de colonos e na escala do extermínio. A semelhança está na naturalização da expropriação e na desumanização da soberania do outro. 

*Artigo de Cristóvão Feil é sociólogo.

**Este é um artigo de opinião e não necessariamente representa a linha editorial do Brasil do Fato.

Quelle
Brasil de Fato
Original öffnen ↗
War diese Nachricht nützlich?

Debatten 0

Seien Sie der Erste, der zur Debatte beiträgt.

Teilen Sie Ihre Informationen und fördern Sie Ihr Argument

Zögern Sie nicht, nützliche Informationen zu veröffentlichen.

Um an der Diskussion teilzunehmen, melden Sie sich an oder erstellen Sie ein kostenloses Konto.