A ideia de justiça e o voto

07/10/2026 às 21:2011 Aufrufe
Calixto Salomão Filho – Foto: Facebook
Calixto Salomão Filho – Foto: Facebook
Jornal da USP
Calixto Salomão Filho
Calixto Salomão Filho — Facebook
 
O momento atual do direito e de crise das instituições jurídicas convida a dar um passo atrás e indagar da própria ideia de justiça. Particularmente em um momento de eleições tão definidoras para a história do País.

A crise do sistema de justiça transporta para a democracia e o voto as aspirações de justiça individuais e sociais. É importante, portanto, analisar as discussões que relacionam as ideias de democracia e justiça.

Há uma antiga e interessante disputa entre juristas e teóricos da economia política a respeito.

John Rawls e sua Theory of justice estava em pleno apogeu quando o jovem professor Amartya Sen chega a Harvard. A discordância com o famoso Rawls, só exposta com clareza em The idea of justice, talvez tenha sido o fio condutor de boa parte de sua produção científica, ou seja, talvez Sen tenha construído muitas de suas teorias em oposição ou em crítica a alguém que era uma grande figura quando do início de sua vida acadêmica. A própria concentração de seu trabalho em teoria econômica no tema da pobreza, além de obviamente relacionada a questões que lhe foram impactantes na juventude (como a miséria na Índia) é construída também de certo modo como resposta às teses de Rawls sobre justiça que ele intimamente rejeitava. O instinto de crítica e debate acadêmico é, portanto, importante mote de sua trajetória.

Para Rawls, justiça é um conceito que pode ser definido de maneira transcendental, ou seja, absoluta, independentemente das peculiaridades sociais e econômicas de cada região. Para tanto, seria necessária a existência de um contrato social que garantisse procedimentos democráticos, instituições garantidoras de democracia e respeito aos direitos humanos para que a justiça como conceito transcendental pudesse ser realizada (como resultado natural do processo). Encaixa-se perfeitamente, portanto, à tradição jusrealista.

Amartya Sen discorda dessa conclusão. Entende que não é possível chegar a um conceito transcendental de justiça. Justiça seria um conceito eminentemente comparativo. Na verdade, essa sua crítica se liga a dois outros conceitos discutidos ao longo de sua trajetória acadêmica. O primeiro de entitlements, ou capacidades (conceito amplo que envolve possibilidades físicas, jurídica, econômicas), um conceito eminentemente comparativo.

O segundo e mais interessante, a teoria da escolha social. Sen revisita os teoremas da impossibilidade de Condorcet e Arrow. Ambos demonstram a dificuldade (ou virtual impossibilidade) de comparações interpessoais de utilidade. Isso porque na ausência de parâmetros é impossível a comparação e classificação de múltiplas escolhas, com diferentes graus de preferência para os indivíduos.

A solução para o impasse parece ser exatamente a fixação de certos valores que permitam comparar as escolhas de sociedade. Esses valores, se não permitem uma perfeita classificação das escolhas, permitiriam segundo ele a identificação de grandes injustiças.

A teoria da justiça se transformaria de uma solução absoluta e transcendental em algo relativo e referenciado. Deveria ser ordenada a permitir a identificação de grandes injustiças.

O problema é então como escolher temas ou preocupações que permitam a persecução de ambos, objetivos nem sempre compatíveis. Como garantir resultados justos (que garantam a não produção de grandes injustiças) com absoluto respeito aos processos institucionais.

Dito de outra forma: democracias não têm se mostrado um sistema sempre bem-sucedido de eliminação de grandes injustiças sociais. Muitas vezes produzem o contrário, movimentos sectários e excludentes das maiorias em relação a minorias ou então até de minorias mais influentes sobre maiorias desorganizadas (resultado que, é verdade, para Rawls representaria um mau funcionamento do sistema). De outro lado o combate a grandes injustiças, como a pobreza, não justifica restrição à democracia ou aos direitos fundamentais.

As ideias de justiça discutidas acima parecem relevantes para o atual momento histórico do Brasil. Demonstram que o direito tem um papel bem diferente do imaginado por certos aplicadores, imbuídos de voluntarismo proporcional a seu poder (e vaidade) ou, ainda pior, proporcional a seus interesses políticos ou econômicos.

Na concepção institucionalista de Rawls, a justiça exige uma aplicação da legalidade estrita a um devido processo legal, particularmente em relação a direitos fundamentais. Complementa-a a visão “comparatista” de Sen, que, ao criticar o caráter essencialista da primeira, sugere ao agente político e ao cidadão em geral preocupado com a justiça, aguçar a sensibilidade também para injustiças sociais. A síntese dessa dialética da justiça estabelecida entre dois pensadores do porte de Rawls e Sen pode indicar o sentido da necessidade de escolhas capazes de influenciar a garantia da democracia ao mesmo tempo que protegem a sociedade contra grandes injustiças como fome, destruição ambiental, etc.

O momento do voto é um momento de escolha social único, escolha social a favor da justiça nessas diferentes concepções. Votar garantindo as instituições e a democracia e a favor da correção de grandes injustiças, como pobreza e destruição ambiental, é uma forma de perseguir a justiça, em um momento cívico único.

________________
(As opiniões expressas nos artigos publicados no Jornal da USP são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem opiniões do veículo nem posições institucionais da Universidade de São Paulo. Acesse aqui nossos parâmetros editoriais para artigos de opinião.)


Quelle
Jornal da USP
Original öffnen ↗
War diese Nachricht nützlich?

Debatten 0

Seien Sie der Erste, der zur Debatte beiträgt.

Teilen Sie Ihre Informationen und fördern Sie Ihr Argument

Zögern Sie nicht, nützliche Informationen zu veröffentlichen.

Um an der Diskussion teilzunehmen, melden Sie sich an oder erstellen Sie ein kostenloses Konto.