Diário do Fogo

Von Rogerio Cavalcante e Castro16/10/2026 às 14:4346 Aufrufe
A personagem de Isabel queima desde o olhar, mas preconiza sua falta de futuro
A personagem de Isabel queima desde o olhar, mas preconiza sua falta de futuro
Brasil de Fato

O filme de Maju Paiva, em codireção com Bernardo Florim, Diário do Fogo, é daqueles filmes que falam das injustiças sociais que são tão comuns no nosso país. E, mais ainda, como essas injustiças são defendidas ao custo das próprias mãos. É como se a civilização ausente deixasse os vilões criarem suas próprias defesas e os injustiçados se virarem pra se armar de força e luta.

Imagina um prédio abandonado, como tantos no Brasil, ser ocupado por pessoas que lutam por um teto. Só que um teto não vem sozinho. Junto procuramos dignidade, respeito, vida saudável. E é isso que a personagem da magnífica atriz Isabel Teixeira persegue. Com força e sem nenhuma sombra de autopiedade, a mulher faz do local de moradia quase um santuário de persistência e indignação.

O filme faz com que tudo fique concentrado em seu núcleo, da filha e de um segurança de uma fábrica que compra sua briga. Tem uma irmã enfermeira que dá suporte, mesmo contrária às crenças da irmã.

O filme vai por caminhos quase surreais, em momentos que não acreditamos se a realidade é o fato acontecido ou uma loucura da personagem afogada em sua raiva e descontrole, com a situação de buscar o que deveria ser seu direito. É como se ela representasse todo um grupo injustiçado e o segurança do prédio, em ruína de fogo, fosse o dono ocioso da propriedade privada. Donos que roem o osso mas não deixam ninguém transformá-lo em carne. E diante disso colocam mais um explorado pra defender sua propriedade abandonada. E esse cidadão explorado defende a estrutura como se fosse sua, com raiva e violência, porque é assim que as coisas, infelizmente, funcionam por aqui. Essa defesa a ferro e fogo por um indivíduo, que também é explorado, se dá muitas vezes através de crenças numa sociedade meritocrática. Ainda que esse segurança acredite nisso, ele nunca chega ao lugar do patrão, inclusive quando vai parar na prisão ou no cemitério.

O filme de Maju e Bernardo é violento ao extremo, mas resvala poesia do fogo, do que queima por fora e por dentro. A personagem de Isabel queima desde o olhar, mas preconiza sua falta de futuro. É diariamente que temos o fogo ardendo nas injustiças de um país que não nos dá o direito básico da moradia. Algo tão simples e fundamental, mas carregado de uma injusta balança que pende em excesso para o lado de uns e em ausência no lado de outros.

Diário de Fogo chega ao Festival do Rio coroando a sapiência e sensibilidade de Maju Paiva, que já tinha se mostrado eficiente em Avenida Beira-Mar. Maju, junto com Bernardo, traz suas histórias para cenários de Niterói e Maricá. Cenários pouco vistos e que se fazem necessários nas diversidades espaciais do cinema brasileiro, ou mesmo do cinema do Rio de Janeiro.

Evoé, jovens artistas!

Esperamos mais a identidade de vocês no cinema brasileiro.

*Rogerio Cavalcante e Castro é cineasta e da produtora Poética Marginal.

**Este é um artigo de opinião e não necessariamente representa a linha editorial do Brasil do Fato.

Quelle
Brasil de Fato
Original öffnen ↗
War diese Nachricht nützlich?

Debatten 0

Seien Sie der Erste, der zur Debatte beiträgt.

Teilen Sie Ihre Informationen und fördern Sie Ihr Argument

Zögern Sie nicht, nützliche Informationen zu veröffentlichen.

Um an der Diskussion teilzunehmen, melden Sie sich an oder erstellen Sie ein kostenloses Konto.