Imperialismo ou multilateralismo: o que isso tem a ver com as eleições e com o nosso dia a dia?

Von Unesp15/10/2026 às 08:452 Aufrufe
O que está em jogo nesta eleição é o modelo de aproveitamento de toda a riqueza natural do Brasil. O país pode continuar exportando as matérias-primas ou investir para processá-las e produzir aqui componentes e tecnologias de maior valor agregado.
          Fotomontagem / AP Photo
O que está em jogo nesta eleição é o modelo de aproveitamento de toda a riqueza natural do Brasil. O país pode continuar exportando as matérias-primas ou investir para processá-las e produzir aqui componentes e tecnologias de maior valor agregado. Fotomontagem / AP Photo
Foto: CC BY-ND / The Conversation Brasil

Este texto foi escrito com a colaboração da editora Mônica Tarantino, do The Conversation Brasil


A expressão imperialismo norte-americano, frequente nos debates políticos da década de 1970, costuma ser vista como uma palavra de ordem do passado. Mas ela se mantém atual e ajuda a compreender a disputa eleitoral no maior país da América Latina.

Imperialismo não significa somente ocupação de território ou intervenção militar. Também designa a capacidade de uma potência de impor limites às escolhas de outros países por meio de pressão diplomática e econômica, alianças militares, controle de tecnologias e acesso privilegiado a recursos. Os instrumentos de coerção mudam, mas a relação de poder permanece: alguns países definem as regras, enquanto outros são pressionados a aceitá-las.

Na eleição brasileira, Flávio Bolsonaro, candidato da ultradireita, defende o alinhamento automático e ideológico com os Estados Unidos e claramente se diz disposto a acatar o que Donald Trump ordenar, como o acesso irrestrito aos recursos naturais. O presidente e candidato à reeleição, Luiz Inácio Lula da Silva, defende a autonomia e o multilateralismo, enquanto negocia com Washington a redução de tarifas sobre a importação de produtos brasileiros e o acesso a minerais críticos. Trata-se de uma política externa que poderíamos chamar “autonomia não confrontativa”.

Bolsonaro já ofereceu sua equipe de transição, em caso de vitória, ao secretário de Estado americano, Marco Rubio, e informou que poderia colocá-la à disposição para concluir acordos. A proposta veio a público depois que Rubio a mencionou em sua resposta à oferta. A iniciativa contrasta com os princípios da política externa brasileira previstos na Constituição, como a independência nacional, a autodeterminação dos povos e a não intervenção nos assuntos internos.

Minerais e democracia

A disputa pelo controle dos recursos minerais e energéticos do Brasil não é novidade. Em 1953, o debate se concentrava em torno de quem deveria controlar o petróleo brasileiro. A campanha “O petróleo é nosso” defendia que essas atividades, por serem estratégicas, deveriam ficar sob controle do Estado. Outros grupos defendiam a participação de empresas privadas, inclusive estrangeiras. A Lei nº 2.004, de 3 de outubro de 1953, criou a Petrobras e estabeleceu o monopólio da União sobre atividades como pesquisa, extração, refino e transporte do petróleo.

Em 1995, após a redemocratização, uma emenda constitucional permitiu que outras empresas atuassem no setor. Dois anos depois, em 1997, a Lei do Petróleo definiu as regras e criou a ANP (Agência Nacional do Petróleo). Hoje, empresas brasileiras e estrangeiras podem explorar petróleo sob contratos fiscalizados pela agência.

Nos dias atuais, além do petróleo e do gás, essa disputa inclui minerais críticos para a transição energética, como lítio, cobalto, cobre e manganês. O Brasil também detém a maior reserva mundial de nióbio e reservas expressivas de grafita, terras raras e níquel. Esses minerais integram diferentes cadeias industriais, da produção de baterias e ligas metálicas a semicondutores, equipamentos de defesa e tecnologias digitais.

O que está em jogo nesta eleição é o modelo de aproveitamento de toda essa riqueza. O país pode continuar exportando as matérias-primas ou investir para processá-las e produzir aqui componentes e tecnologias de maior valor agregado.

Essa escolha — entre a submissão aos interesses de Washington e a autonomia nacional — definirá quem controla as etapas mais rentáveis, onde ficam os empregos qualificados e as receitas e quanto o Brasil dependerá de tecnologia e empresas estrangeiras. É essa disputa que está à mesa nesta eleição, junto com a decisão sobre quem se beneficiará da exploração desses recursos.

A intenção norte-americana de interferir na política brasileira também não é inédita. Quando os militares deflagraram o golpe de Estado de 31 de março de 1964 (que levou a 21 anos de ditadura empresarial-militar), o presidente Lyndon Johnson (EUA) autorizou a Operação Brother Sam. Era um plano para enviar combustível, armas e munição e posicionar uma força naval perto do Brasil, caso a ação enfrentasse resistência.

A disposição de apoiar os golpistas está registrada em diversos documentos. Essa aliança mostra como os interesses políticos e estratégicos dos Estados Unidos prevaleceram sobre a defesa da democracia e da autonomia brasileira.

Esferas de poder

A disputa eleitoral no Brasil também ocorre em meio à reconfiguração da ordem mundial. O fim da Guerra Fria (1947–1991) encerrou a disputa entre Estados Unidos e União Soviética e abriu um período de predominância norte-americana. Washington passou a disseminar a sua agenda neoliberal, que pregou a abertura dos mercados e a redução de impostos e de outras barreiras à entrada de produtos e empresas estrangeiras.

Nas décadas seguintes, essa ordem mudou com a ascensão da China e o maior peso de países emergentes, que reivindicam mais influência nas decisões globais. A ampliação do BRICS — grupo de cooperação política e econômica criado inicialmente por Brasil, Rússia, Índia e China, com a entrada da África do Sul em 2011 — expressa essa busca. Em 2024, foram incorporados Egito, Etiópia, Irã e Emirados Árabes Unidos. A Indonésia aderiu em 2025. Na Cúpula do Rio, em 2025, o grupo defendeu ampliar a representação de África, Ásia e América Latina no Conselho de Segurança da ONU. Lula era presidente do Brasil quando ocorreu a primeira cúpula do BRICS, em 2009, e desde então apoia fortemente a iniciativa.

Em meio a essas transformações, com a aplicação da sua Doutrina Donroe, os Estados Unidos buscam reforçar sua influência na América Latina, região que consideram parte de sua esfera de influência, para negociar com as potências emergentes a partir de uma posição de força. A construção dessa esfera de poder conecta comércio, defesa, tecnologia e alinhamentos diplomáticos.

Nesse cenário, minerais críticos ganham importância estratégica. A competição envolve não só o acesso às jazidas, mas também onde esses minerais serão processados e quem controlará as tecnologias e os mercados de maior valor.

O sequestro do presidente venezuelano Nicolás Maduro por agentes norte-americanos, em janeiro de 2026, e os ataques dos Estados Unidos e de Israel contra o Irã, iniciados em fevereiro, evidenciam o uso da força para impor objetivos políticos fora do território americano. No caso venezuelano, Trump afirmou que os Estados Unidos conduziriam o país e que empresas americanas revitalizariam seu setor petrolífero. No caso iraniano, a ofensiva abriu uma guerra com consequências regionais e globais.

A política regional, como se pode ver, não está separada da disputa global. Toda essa discussão perpassa as relações entre Brasília e Washington. União Europeia, Rússia e outras potências também buscam proteger seus interesses e ampliar sua influência. Para o Brasil, não se trata de escolher automaticamente um lado, mas de impedir que a competição entre grandes potências determine o destino dos recursos brasileiros.

Ingerência na segurança

A disputa por uma nova ordem global também se dá no campo da segurança. Washington designou as facções PCC e o Comando Vermelho como organizações terroristas estrangeiras, classificação que entrou em vigor em 5 de junho de 2026. Essa decisão converte um problema de segurança pública em justificativa para enquadrar a região numa estratégia militar definida pelos Estados Unidos. O governo brasileiro rejeitou a designação por avaliar que ela pode abrir espaço para a ingerência armada externa no país e sanções a empresas brasileiras.

Favorito de Trump, Flávio Bolsonaro defende a aproximação do Brasil com a iniciativa “Escudo das Américas”, que compromete os governos latino-americanos com a estratégia de segurança de Washington. Nesse arranjo, vidas, recursos públicos e decisões nacionais ficam submetidos e comprometidos com os interesses da Casa Branca.

Na cúpula do “Escudo das Américas”, em 7 de março deste ano, Trump reuniu 12 líderes da América Latina e do Caribe no Trump National Doral Miami, seu hotel-resort na Flórida. Brasil, México, Uruguai e Colômbia ficaram de fora. O encontro lançou uma coalizão de segurança regional.

A imagem do “Escudo” exemplifica bem o custo potencial desse alinhamento: cooperação militar, recursos orçamentários e, em uma eventual guerra por procuração, a vida de cidadãos dos países participantes. É assim que a disputa por influência pode se traduzir em decisões concretas para cada sociedade e interferir no cotidiano dos cidadãos.

Em setembro, exércitos do Peru, dos Estados Unidos, do Chile e da Argentina participaram do exercício Southern Vanguard 2026, na Amazônia peruana. O treinamento buscou aprimorar operações conjuntas e a coordenação entre as forças. A agenda incluía ameaças como narcotráfico, mineração ilegal e crime organizado (Comando Sul dos EUA).

Quando essa cooperação é lida ao lado da classificação do PCC e do Comando Vermelho como organizações terroristas pelos Estados Unidos, ela também levanta uma questão de soberania: quem define as prioridades e as formas de atuação das forças de segurança na região?

Fissuras e riscos

Se a ultradireita vencer as eleições e consolidar sua força no Congresso Nacional, o Brasil poderá se somar aos 12 governos reunidos no “Escudo das Américas” e dar maior peso a essa articulação na América Latina. O país seria uma espécie de “cabeça da serpente”.

A expressão “IV Reich norte-americano” se forja nesse contexto, nomeando a expansão de um projeto de segurança continental em que pressão econômica, alinhamento diplomático e força militar se combinam para subordinar decisões, recursos e políticas nacionais e exercer forte influência nos partidos de ultradireita do mundo.

O “Escudo das Américas”, porém, tem as suas fissuras. Em quase todos os países participantes, a inflação, a desindustrialização e o desemprego alimentam pressões sociais contra as políticas econômicas de seus governos. Essas tensões podem limitar a estabilidade desses alinhamentos.

O alinhamento internacional de um país, portanto, não é uma escolha abstrata: envolve decisões sobre comércio, minerais e tecnologia, além da capacidade de definir os próprios rumos políticos e econômicos. No coração destas eleições, há dois projetos bem distintos em disputa, com consequências para as próximas gerações, tanto brasileiras quanto latino-americanas e mundiais.

Imagem do artigo

Hector Luis Saint-Pierre recebe financiamento da Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnologico (CNPq-Pq) e da CAPES/ MInistério de Defesa através do Edital Pro-Defesa V. É afiliado à Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI), Sócio Emérito da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) e da SBPC.

Quelle
The Conversation Brasil
Original öffnen ↗
War diese Nachricht nützlich?

Debatten 0

Seien Sie der Erste, der zur Debatte beiträgt.

Teilen Sie Ihre Informationen und fördern Sie Ihr Argument

Zögern Sie nicht, nützliche Informationen zu veröffentlichen.

Um an der Diskussion teilzunehmen, melden Sie sich an oder erstellen Sie ein kostenloses Konto.